sexta-feira, 26 de setembro de 2008


Comédia em pé, pra sentar de rir :)



Os últimos anos sedentários na minha vida – eu já fui hiperativa, juro! – me levaram a descobertas um tanto quanto diferentes; diferentes por não serem úteis, mas também por não serem inúteis, visto que me serviram pelo menos de passa tempo.
Nessa rotina de estou-sem-nada-pra-fazer-vou-pra-internet eu acabei – não me pergunte como – chegando a uns vídeos babacas, de umas pessoas babacas, que faziam umas piadas igualmente babacas na internet. Babacamente inteligentes, babacamente caras-de-pau, babacamente geniais no fazer humor: humor negro, humor irônico, humor inédito. A minha descoberta foi com o comediante Danilo Gentili, na época sequer conhecido além dos palcos de Stand Up Comedy da grande São Paulo, um chinelão, despojado, com um ar irritantemente irritante de “to cagando e andando pra o que vocês acham de mim”, foi disparadamente um dos melhores vídeos de humor que eu já vi. E depois desse, veio o segundo, o terceiro, o quarto e o vício. De Gentili para Portugal, de Portugal para Rafinha, de Rafinha para Gun, e segue a lista de humoristas que me fizeram perder – ou ganhar! – horas na frente do computador.
Não sabe o que está perdendo quem ainda não se deu ao luxo de conferir o trabalho dessas pessoas que fazem o trabalho mais difícil e trabalhoso do mundo: fazer humor sem sair do palco sendo chamado de idiota ou de palhaço.

Segue o vídeo da minha primeira Stand Up Comedy vez. E que isso não soe pornográfico!

Pra quem gostar, segue o link do site oficial do “movimento” Stand Up no Brasil, que conta com comediantes cada vez mais conhecidos nacionalmente.
http://www.standupcomedy.com.br/
E pra quem não entendeu nada do que eu escrevi até agora:
Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espectáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up').
Também conhecida como humor de cara limpa, a comédia stand-up privilegia o artista munido apenas do microfone, sem personagem, fantasia ou acessórios. O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). É normal que se prepare números com texto original, construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano.
Até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

tu escreve tri bem Fabi! Gostei mesmo!

vou conferir o vídeo.
Passa lah no Profanas Utopias ;)
beijo lorah