quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pega na mentira

Nada mal, hoje é primeiro de abril e todo mundo sabe, dia da mentira. Não sei pra quê um dia da mentira se todo mundo mente, todos os dias. O mínimo que se poderia ter é um dia da não-mentira, como na sexta-feira santa não se pode comer carne, no dia da não-mentira ninguém poderia mentir, sob pena de arder no fogo do inferno, ter um dedo cortado ou ganhar uma cirurgia plástica pra aumentar o nariz – à lá Pinóquio.
A mentira faz parte da rotina do ser humano, não tão vital quanto o ar que respiramos, mas tão necessária quanto o tempero na comida do almoço.
Mentimos, descaradamente – ou não. Sobre a mancha de batom no colarinho da camisa, sobre o modelito social da prima, sobre o novo cabelo do namorado, sobre a comida da cunhada, sobre o presente do amigo-oculto, sobre o motivo da viagem no final de semana, sobre a doença do final de semana.
E quem não mente?
O mais engraçado do dia da mentira é que, justamente nele, onde a mentira é liberada, pra ir e vir, é que as mentiras são menos disfarçadas e descaradas. O homem se tornou expert em mentir, e logo quando ele pode exercer essa sua capacidade sem peso na consciência, ele brinca com os fatos.
Mas mentira não é brincadeira não, salvo as de primeiro de abril, mentira é coisa séria. Tá, nem sempre mentira é coisa séria, os trotes no telefone, os sustos na família e as pegadinhas com os amigos estão perdoadas. Mas o restante das mentiras são coisas sérias, tão sérias que é preciso muito profissionalismo, mão de obra e personalidade para produzi-las – e mais, pra sobreviver com elas. Mas e aí, o que vale mais? O profissionalismo de uma mentira ou a honra sincera de uma verdade?
Todo mundo sabe que não existe ser no mundo que esteja isento de uma mentirinha ou outra, eu mesma, outro dia, disse pra minha mãe que estava indo tomar um sorvete, quando na verdade era um picolé. Espero que ela não fique triste quando descobrir. Mas, voltando ao assunto, não existe ser que resista a uma mentira, aliás, que boa idéia pra um 8º pecado capital, eu prefiro a mentira do que a preguiça, por exemplo (taí uma mentira pro meu primeiro de abril).
Buenas, o recado – que nem era pra ser um recado – já está maior do que era pra ser. Na verdade a intenção era só parar um pouco pra pensar no quanto o mundo anda mentindo – ou seria, no quanto o mundo mente andando -. Entre uma pegadinha aqui, e outra mentira lá, daqui uns dias caímos e nos machucamos nas nossas próprias inverdades. Pense nisso.
Ah, não brinca? Tu nunca mentiu? Nem eu.
(pronto, chega de pegadinhas de primeiro de abril, por hoje)

3 comentários:

PH disse...

Quando vi eu blog atualizado pensei que era pegadinha de primeiro de abril.
8)
Seu texto é horrível, a ideia da postagem um lixo, e eu não gosto nem um pouco de você.
(1º de abril!)

Maurício Paixão disse...

"Eu mesma, outro dia, disse pra minha mãe que estava indo tomar um sorvete, quando na verdade era um picolé."

Mas quanta ingenuidaaaade! hauahuahuah!
Tua mãe vai ficar bem braba quando souber!


E parece que o Grêmio foi campeãooo!!!

hahaha, primeiro de abril!

Eduardo Rico disse...

Vou tentar não fazer nenhum trocadilho com o primeiro de Abril... mas quando falo dos teus textos pros meus amigos acham que é tudo mentira.
Droga, não consegui. rsrs

Uma vez eu inventei que meu amigo tinha sido pai......... e até ele tava quase acreditando.
Triste como a mentira, muitas vezes, é mais poderosa que a verdade.